Isto pode parecer uma qualquer publicidade do Continente, mas juro que não. É que eu ainda sou do tempo em que as pessoas chegavam a um café e diziam: "É um café, se faz favor.".
Na segunda-feira todo o meu mundo, nestas coisas dos cafés, ganhou um novo colorido.
Cenário: Um café em Lisboa.
Personagens: Eu (claro!), um senhor e o empregado do café.
Ora, atentem lá no que se passou:
Já passava da hora de almoço e eu estava morta de frio, vai daí pensei, "Tenho de ir beber um chocolate quente, senão ainda me dá aqui uma travadeca no meio da rua por causa deste tempo." Dito isto, e como ia a passar mesmo ao pé de um, decidi entrar. À minha frente estava um senhor na casa dos seus 50 anos à espera de ser atendido. Passados poucos segundos chega o empregado e vá de fazer a pergunta da praxe: "Boa tarde, e o senhor o que vai querer?".
Até aqui tudo normal. O melhor vem a seguir...
Senhor: Boa tarde, são duas italianas escaldadas.
Empregado: Sim, senhor.
Eu: (com a sobrancelha levantada e a pensar :"Oi!? Duas italianas escaldadas? Mas as italianas não são mulheres de nacionalidade italiana? Então, mas este homem vai pedir duas mulheres ao balcão? Ainda por cima escaldadas? Ai coitadinhas, devem vir bonitas, devem! Eh pá, esquece lá o chocolate quente, eu vou mas é pedir dois italianos).
Dei por mim toda inclinada para o lado esquerdo, qual Torre de Pisa, a tentar ver o que o empregado lhe ia servir, mas fiquei sem conseguir perceber. É que o senhor, com medo de as perder, escapuliu-se o mais rápido que pôde para a mesa onde um colega já o aguardava e io niente di italiane...
Posto isto, quem se chega à frente e me explica o que são duas italianas escaldadas. E só há a versão feminina da coisa ou também existe o "italiano escaldado"? Isto é uma coisa recente? Expliquem-me tudinho, tudinho para eu ficar uma entendida nisto do café.
Italiana é um café curto, infelizmente italianos ainda não se pedem ao balcão :p
ResponderEliminarAh pronto, finalmente estou esclarecida! Muito obrigadinha :)
Eliminar